Especial Elgin & Casa Cor SP 2016: o que teve

Alguns detalhes fizeram essa edição da Casa Cor SP ser ainda mais glamorosa e interessante. O local da Mostra- o antigo ambulatório do Jockey Club-  já é um diferencial, que foi perfeitamente incorporado nos ambientes dos profissionais responsáveis pelo maior evento de arquitetura, design, decoração e paisagismo das Américas. Ser ainda a edição do aniversário de 30 anos torna realmente a Casa Cor um acontecimento imperdível.

Os profissionais da CASA COR São Paulo 2016 se inspiraram em todo contexto histórico e arquitetônico do Prédio do Ambulatório do Jockey, para criarem conceitos de seus espaços pautados em momentos da história da arte e arquitetura.

Com sustentabilidade – e inovação – como tema, O que mais se vê são  projetos e parcerias interessantes, como com a Inovatech, que projetou a Casa Aqua: quatro volumes independentes e desmontáveis, com baixo consumo de água potável e autonomia em energia elétrica. Cool!

.

Casa Aqua

Inspirar pessoas sobre práticas sustentáveis onde moramos, criar um espaço sustentável e que respeita o meio ambiente e, finalmente,  provar que é possível viver e conviver com a natureza

Esses, são alguns dos princípios da Casa AQUA, projeto que se tornou ícone ambiental no país e que chega em 2016 como destaque na maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do país, a CASA COR.

Após um ano e meio de planejamento, a Inovatech Engenharia fez questão de contar com um excelente espaço paisagístico, elaborado pela arquiteta e paisagista Daniela Sedo. que utilizou espécies tropicais, com ênfase em plantas nativas. A fachada norte será protegida da insolação por palmeiras Carandá, as quais irão sombrear a parede do quarto. A sua função é reduzir a temperatura interna do quarto e da parede que estará localizada a cabeceira da cama.

O conceito Casa AQUA, e a CASA COR, apresentam aos visitantes uma construção desmontável, com quatro volumes independentes, autônoma em energia elétrica e com baixo consumo de água potável.

Com 50 m² de área, a casa utilizou tecnologia construtiva de uma empresa finlandesa, que permitiu a entrega da obra em apenas 10 dias. Esse sistema é constituído de placas de concreto pré-fabricadas, em painéis que substituem os pilares, vigas e alvenarias de uma construção. Aliado às fachadas ventiladas implantadas, com ventilação natural, energia gerada por painéis fotovoltaicos e turbina eólica, sistema de reaproveitamento de água de chuva, uso de equipamentos e metais sanitários com baixo consumo de água e uso de revestimentos com conteúdo reciclado, o que garante desempenho térmico e energético. Para a Casa Cor, foi pensado sistema com ligações parafusadas, que permitirá a desmontagem da casa, transporte e montagem em outra localização.

No Deck de área externa haverá um guarda corpo de painel vegetal diferente do comum, como se estivesse abraçando o deck, e móveis exclusivos desenhados pelo designer Paulo Alves.As lajes também provam o quanto o paisagismo pode ser funcional, pois serão forradas de vegetação com o objetivo  de diminuir a temperatura interior. Além disso, o jardim terá irrigação automática inteligente com sensor de umidade do solo e chuva, controlados por uma estação meteorológica.

21- painel casa aqua

A utilização de espécies adequadas para insolação, faz com que a vegetação se desenvolva naturalmente, sem precisar de excesso de água para sanar problemas de desidratação da planta. Aliado à irrigação inteligente, reduz drasticamente o consumo/uso de água.

A durabilidade e a facilidade de manutenção do jardim é de no mínimo cinco anos, variando de acordo com a espécie que pode viver até mesmo 40 anos.

A Casa AQUA foi projetada para ser autônoma no consumo de eletricidade e é equipada com painéis que vão gerar energia. Essa energia será utilizada para alimentar a iluminação e tomadas, bem como carregar um veículo elétrico. A solução é possível devido ao projeto arquitetônico, pensado para que a casa não precise de ar-condicionado e tenha iluminação natural, além de equipamentos elétricos eficientes e lâmpadas de LED de baixo consumo.

O objetivo do espaço é levar o público à reflexão sobre o que é de fato necessário consumir para se viver bem e as consequências disso para a natureza e o meio ambiente.

.

.

Link: http://bit.ly/1s17uoX



O que você achou deste post?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)




especial


Leia também




Comentários