Confira o manual do ar-condicionado quente e frio

Guilherme Neves - 31/01/2020

Como ganhar dinheiro com máquina de costura?

Guilherme Neves - 31/01/2020

Entenda como ter um projeto de iluminação

Guilherme Neves - 31/01/2020
PISO_TETO_ATUALLE_R01_01
shutterstock_775928362
projeto de iluminação

O setor de iluminação vem se destacando em função do surgimento de novas tendências que decoram casas e ambientes corporativos. Quando se utilizava lâmpadas incandescentes, o projeto de iluminação não era tão em voga como é hoje.

Isto é, um projeto baseado em criações decorativas com a colocação de lâmpadas e luminárias que trazem não somente redução energética, como também, requinte e conforto para seu dia a dia.

Mas como o projeto é elaborado? Deve-se analisar algumas questões, como: função dos ambientes, quantidade de luz necessária para os espaços e cálculo do nível de iluminação.

Sem dúvida, é o tipo de projeto desenvolvido por um arquiteto ou designer de interiores, além, é claro, de um lighting designer, profissional especializado que cada vez mais ganha espaço no mercado.

Saber a quantidade exata de lâmpadas utilizadas nos ambientes é essencial para compor o projeto de iluminação. E nesse ponto o trabalho de um profissional tem grande representatividade.

O consumidor pode fazer uma avaliação incorreta, tanto na hora de distribuir os pontos de luz quanto na qualidade colocada nos cômodos. Contar com o conhecimento técnico é um privilégio que você pode ter.

O que é um projeto de iluminação?

Conhecido também como projeto luminotécnico, o projeto de iluminação é a combinação entre a iluminação artificial e a arquitetura do espaço, com o intuito de otimizar o melhor uso das lâmpadas. A funcionalidade e a estética apresentada são os diferenciais de um bom projeto.

Esse estudo tem que integrar a planta do local com as especificações da instalação elétrica de determinadas lâmpadas e luminárias. Isso é fundamental para que o cliente visualize o projeto e os profissionais sigam as instruções corretamente.

Deve-se conciliar a função de cada ambiente, seja interno ou externo, proporcionando funcionalidade, elegância e economia de energia elétrica para a construção.

O projeto precisa passar pelo crivo dos proprietários. As preferências e necessidades dos proprietários do imóvel devem ser levadas em consideração. Assim como, a produtividade dos funcionário de uma empresa.

Em alguns projetos é comum verificarmos espaços iluminados que, claramente, não passaram por análises técnicas. A luz pode interferir na concentração do profissional.

Projeto de iluminação: vale a pena investir?

Um projeto como esse é ganho de conforto e sofisticação. É incrementar seu imóvel de modo que seja atraente e funcional.

Seja em ambientes internos ou externos, os projetos de iluminação são essenciais para valorizar a decoração da sua casa. Por isso é mais do que válido investir em um projeto de iluminação.

Para que serve um projeto de iluminação?

Iluminar é trazer vida para seu ambiente. É muito mais do que colocar uma lâmpada no teto de um ambiente, é facilitar o seu dia a dia.

Trata-se de uma das questões mais importantes na arquitetura. Quando bem projetado, o conforto é notável. O requinte presente no ambiente é visível e se torna agradável de estar no local.

E serve fundamentalmente para que você possa trazer a sua identidade no ambiente com a criação de diferentes cenários e ter um espaço eficientemente energético.

iluminacao-adequada-jardim-area-externa-elgin

Ter um projeto de iluminação faz toda diferença

Vantagens de planejar a iluminação de um imóvel

Uma das principais vantagens de fazer um planejamento com antecedência é a flexibilidade  que tanto o profissional quanto o proprietário passam a ter em um projeto de iluminação.

O projeto deve ser iniciado no momento da construção para tornar mais fácil uma futura e eventual mudanças. É muito mais simples reestruturar um projeto ainda no papel do que em um imóvel já pronto. Sem dúvida, é o momento para a realização de novos ajustes.

Economia de energia

Redução energética é obtida por meio de um projeto de iluminação. Recomendamos que você priorize a inclusão de lâmpadas e luminárias LED.

Ao incorporar esses elementos na sua decoração, você consegue ter um ambiente moderno, eficiente e mais econômico.

Investir em lâmpadas LED ou painéis LED é, inclusive,  a principal recomendação dos profissionais.

Fique atento quanto à quantidade luz fornecida no local. O excesso de lâmpadas pode desvalorizar o ambiente e gerar um consumo energético que vai lhe trazer um gasto extra.

Ao personalizar o projeto, o profissional consegue projetar um ambiente mais eficiente e prático. O uso de sensores, dimmers (um dos principais equipamentos que auxiliam a reduzir o desperdício de eletricidade) e a otimização da luz natural também fazem toda diferença no resultado final.

Aproveitamento da luz natural

Um projeto de iluminação deve se basear no aproveitamento da luz natural. Ao utilizar esse recurso proveniente da natureza nos ambientes de sua residência, os gastos devem ser menores de energia e lâmpadas.

Para saber se a sua casa recebe uma eficiente luminosidade, vale conferir o posicionamento das janelas. Elas desempenham um papel essencial para trazer a iluminação natural.

Conforto visual

Ter conforto visual é um privilégio para sua saúde. Ainda mais se contarmos as incessantes horas que ficamos em uma jornada de trabalho ou exercendo atividades em residências que demandam tempo em computadores e celulares.

Ao usar aparelhos eletrônicos por muito tempo, o desgaste visual se torna natural para a sua vista.

Se os ambientes do seu imóvel passam a impressão de ficarem escuros durante o dia, é sinal de que sua iluminação está inadequada. Ou seja, mais claridade seria bem-vinda!

projeto de iluminação

Ambiente que deve passar por um projeto de iluminação

Posicionamento correto das lâmpadas

Cada tipo de lâmpada é indicada para cada ambiente. O posicionamento do feixe de luz faz toda a diferença na composição do projeto de iluminação.

O equilíbrio visual consiste em garantir a maior uniformidade possível entre os feixes de luz, de modo que nenhum cômodo da sua casa fique sem iluminação ou iluminado em excesso.

Mas como podemos conseguir esse efeito? Com uma iluminação adequada no ambiente de trabalho, aquela que gera uma maior intensidade no ambiente.

Qual profissional pode fazer meu projeto de iluminação?

Para que o projeto seja realizado da maneira correta, é recomendável contratar um profissional da área. Ele vai auxiliar na tarefa da escolha das luminárias e calcular exatamente a quantidade necessária de luz para cada ambiente ao ponto de garantir o conforto necessário.

O profissional deve levar em consideração as necessidades e gostos dos moradores, sempre indicando qual tipo de iluminação vai atender melhor.

O trabalho requer técnica e expertise. O profissional precisa considerar os níveis adequados de iluminação estabelecidos pela norma NBR 5413 e as medidas do pé direito, cores do piso, cores das paredes, altura e formato das luminárias.

Leia também:

Como projetar iluminação para quarto de casal?

Lâmpadas de filamento de carbono: consumo, como usar e dicas de decoração

Como criar um ambiente diferenciado com luminária pendente? 

Quanto custa em média um projeto de iluminação?

Uma das primeiras questões analisadas se refere à incidência solar. O profissional deve  tirar projeto da radiação solar e vislumbrar quais ambientes vão depender de um projeto luminotécnico mais criterioso.

Ambientes que recebem a incidência solar precisam de uma atenção maior. Em espaços que precisam ser mais iluminados, principalmente, durante o dia, a colocação de uma iluminação mais econômica e de melhor resultado vai se mostrar mais assertiva.

Por exemplo, um escritório que não conta com a boa vontade do sol necessita adotar tipos de iluminação mais eficientes que garantam produtividade de uma equipe de trabalho.

Arquitetar cada etapa do estudo é premissa de suma importância. Isso para que se atinja a máxima eficiência dos pontos de luz e, ao mesmo tempo, não resulte em custos elevados à obra.

Observamos que muitas empresas avaliam apenas o custo das luminárias aplicadas e o custo de instalação dos equipamentos, mas esquecem de verificar o valor que será pago no final do mês. Que se refere o quanto de luz será adicionado na sua conta, o que é algo de extrema relevância.

Projetos de iluminação para se inspirar

Iluminação difusa, direta e indireta são tipos de projetos de iluminação que pode atender a sua necessidade. Conheça mais sobre cada um deles.

Iluminação difusa

É o modelo mais comum de iluminação. Trata-se de um projeto onde a lâmpada fica posicionada no centro do ambiente, iluminando-o de forma uniforme. Muito indicada para ambientes que busca ter mais conforto visual como sala e quartos.

Iluminação direta

Tipo de iluminação que concentra o foco de luz sobre um objeto, um ponto de visão ou uma superfície. Pode ser projetada com uso de spots, de abajures ou luminárias. Indicado para  dar um destaque especial em alguma peça decorativa, como por exemplo, uma obra de arte.

Iluminação indireta

A iluminação indireta é aquela que proporciona uma ambientação mais confortável ao ambiente, quase um tom de meia luz. Pode ser aplicada tendo alguma superfície como gesso para rebater o fluxo luminoso. Com isso, o que se vê é o reflexo da luz espalhando-se pelo ambiente.

Iluminação da sala facilita a leitura.

Projeto de iluminação incrementa a decoração da sua casa

Conclusão: Projeto de iluminação traz eficiência e incrementa sua decoração

Para valorizar a arquitetura de sua casa é essencial ter um bom projeto de iluminação. Um planejamento assertivo é certeza de conforto e, principalmente, satisfação e bem-estar para seu dia a dia.

Invista em luminárias especiais, com lâmpadas eficientes, posicionadas nos locais corretos e veja a diferença no resultado final, resultando em um requinte e uma sofisticação no seu ambiente.

Mas qual o melhor momento para fazer um projeto como esse? Sem dúvida, após a definição da dimensão dos ambientes e do layout do imóvel. Feito isso, o profissional realiza um estudo para definir a proporção ideal de luz para cada espaço.

Defina antecipadamente a localização de objetos na sua sala de estar, como por exemplo, quadros e obras de arte na sua sala de estar. Dessa forma, o profissional tem um auxílio maior para conseguir trazer destaque na decoração.

Quando bem projetada, uma iluminação valoriza os espaços da sua casa e traz mais conforto para os ambientes. Por isso, o planejamento de iluminação deve ser trabalhado paralelamente com a decoração.

Vale observar as funções exercidas nos espaços. Isso é de extrema importância para um bom projeto de iluminação. A partir do planejamento, é possível determinar o tipo de lâmpada ideal para aquele espaço, além da criação de mais ou menos pontos de iluminação no ambiente.

Em outras áreas, como quarto, o layout com o espaço da cama definido também é importante para a instalação de luminárias indiretas para leitura e relaxamento. Também é importante delimitar espaços para o guarda-roupa e penteadeira antes de distribuir pontos de luz dentro do cômodo.

No projeto de iluminação, o profissional analisa quais os pontos merecem destaque e qual a melhor solução em lâmpadas e luminárias para o ambiente, sempre pensando na economia e durabilidade dos materiais.

Um projeto mal elaborado pode gerar desconforto e gastos desnecessários no futuro. Lembre-se sempre de buscar um profissional que possua o conhecimento necessário para garantir o melhor custo-benefício.

Faça o projeto de iluminação e realize o cálculo de lâmpadas para que seus ambientes tenham o máximo de performance com luminárias ou painéis LED. Sem dúvida, esse é um dos passos decisivos para começar a decorar sua casa.

Confira modelos que possam integrar seu projeto de iluminação e veja mais outras opções que a Elgin conta em seu portfólio. Acesse nosso site e confira cada modelo que pode trazer redução energética, sofisticação e requinte. É o complemento que falta na sua decoração!

LED Bulbo

 

lampada bulbo led nova_1000px

 

Ideal para iluminação geral e decorativa em substituição às lâmpadas incandescentes e proporciona grande economia de energia

Luminária LED de sobrepor

luminaria_sobrepor_400x400_6500K

Indicada para iluminação geral e difusa, o modelo está disponível nos formatos quadrado e redondo, proporciona aplicação discreta e sofisticada. Disponível nas potências 6W, 12W, 18W e 24W e oferece vida útil de 25.000hs.

Luminária LED de embutir

luminaria

Completa e pronta para ser instalada no forro, o modelo oferece iluminação geralDisponíveis nas versões redonda e quadrada com as seguintes: 6W, 12W, 18W e 24W e tem vida útil de 25.000hs.

Painel Infinity

painel_infinity_redondo_frente_aceso_1000

Luminária redonda e quadrada sem bordas que conta com luz difusa e uniforme, possui driver e mola de fixação. Disponível nas potências 10W, 15W, e 27W, vem nas versões branca fria e branca morna e oferece uma vida útil de 30.000hs.

Gostou? Confira outros conteúdos no blog!