Dicas para ganhar dinheiro com sorvete expresso

Guilherme Neves - 18/02/2020

Ter um ar-condicionado faz mal à sua saúde?

Guilherme Neves - 18/02/2020

Ilumine sua casa com luminárias decorativas

Guilherme Neves - 18/02/2020
ganhar dinheiro sorvete expresso
ar-condicionado-top-inverter-elgin
SALA

Para deixar a sua casa do jeito que você deseja é essencial saber utilizar as luminárias decorativas. Sãos peças que servem para iluminar ambientes e destacar obras de arte, objetos com design ou até mesmo um cômodo de destaque.

É uma tendência que recebeu incremento da tecnologia. O mercado cada vez mais apresenta lâmpadas de boa apresentação visual e mais eficientes energeticamente.

Um projeto com luminárias decorativas valoriza a decoração da sua casa. Traz relaxamento, e funcionalidade, além de tornar os ambientes convidativos e personalizados. É sua identidade presente em cada espaço, seja em um sala de estar, cozinha ou quarto. 

Lembra-se que cada ambiente pede uma quantidade de luz exata. Por exemplo, para deixar o quarto mais intimista e relaxante, opte por uma luminosidade mais suave, como a proporcionada por algumas luzes amarelas.

Por outro lado, a cozinha, o banheiro e a área de serviço necessitam de mais claridade com uma iluminação eficiente para auxiliar na execução de tarefas diárias. Já nas salas de jantar, de estar e de TV, a luminosidade deve ser neutra ao ponto de atingir o conforto desejado. 

iluminacao-adequada-cozinha-elgin

Luminárias decorativas incrementa a decoração da sua casa

Principais tipos de luminárias decorativas

Para decorar sua casa, saiba que o mercado disponibiliza diversos tipos de luminárias decorativas. Vale conhecer cada tipo para saber onde utilizá-las. São elas: luminárias decorativas de mesa, luminárias decorativas de parede, luminárias decorativas de teto e luminárias decorativas de chão.

Luminárias decorativas de mesa

Exemplo desse tipo de luminária é o abajur. Bastante decorativo, ele pode se enquadrar em todos os estilos de decoração. Mas é importante lembrar que eles nunca devem ser a luz principal e, sim, um complemento ao projeto de iluminação.

Deve-se optar por cúpulas claras para que você tenha um melhor aproveitamento da luz. Pode-se criar um ambiente com lâmpadas coloridas e escolher um modelo que combine com o restante da decoração.

Luminárias decorativas de parede (arandelas)

Quer ter uma iluminação leve e sútil? Invista em arandelas externas. Elas vão dar estilo na sua decoração.

Embora sejam menores, as sacadas e terraços também contam como áreas externas e precisam de uma boa iluminação. Para esses ambientes, elas trazem um melhor direcionamento do feixe de luz.

São elegantes, mas não foram projetadas para iluminar um local por inteiro. Podem ser modernas, rústicas, coloniais e até com estilo industrial. O mercado traz uma grande variedade de tipos de arandela.

Luminárias decorativas de chão

Economizar energia, essa é a principal finalidade dos refletores de LED, tipo de iluminação decorativa de chão. Com a sua utilização há uma redução de energia considerável se comparamos com o uso dos refletores incandescentes.

São resistentes à água e com sensor de presença, o que possibilita que sejam empregados em áreas externas e resistirem às condições climáticas como vento e chuva.

Em jardins, os refletores são instalados no chão para emitir luz de forma focada para pontos específicos.Por isso são instalados de maneira que a luz incida de baixo para cima em direção a um ponto. Estátuas, vasos, arbustos e árvores ficam ainda mais destacados com esse tipo de iluminação.

Luminárias decorativas de teto

As luminárias pendentes são os principais tipos de luminárias decorativas posicionadas no teto. Caso você queira incluir no seu ambiente uma iluminação mais funcional e focada, busque pelos mais variados pendentes presentes no mercado.

As luminárias pendentes podem ser suspensas ou penduradas. Diferente dos lustres, elas contam somente com um fio que faz a ligação entre superfície e sua base. Sua iluminação é usada para iluminar bancadas, cozinhas, mezaninos e escritórios.

Elas podem ser grandes aliadas na decoração para deixar seu ambiente ainda mais diferenciado.

Lâmpada LED também é outra opção para decorar seu teto. Além de mais econômica, tem longa vida longa e é bastante versátil.

luminárias decorativas incrementam a decoração da sua casa.

Como instalar luminárias decorativas no ambiente da sua residência?

Altura de uma luminária pendente

Segundo lightning designers e arquitetos, a distância entre o topo da cúpula do pendente e o teto deve ser de, no mínimo, 20 cm. Em uma sala de jantar, o diâmetro ideal da luminária é de, aproximadamente, um terço da largura da mesa.

Na sala de jantar, a distância ideal entre o pendente e a mesa de jantar deve variar entre  70 cm e 90 cm. Também vale considerar a medida entre a base da luminária e o piso que é entre 140 cm e 150 cm.

Na cozinha, os pendentes são utilizados para iluminar a mesa de refeições e integrar ambientes como de uma cozinha americana.  A distância é similar a da sala de jantar.

Já sobre as bancadas para trabalho que é utilizada por cozinheiros que ficam em pé, a distância deve ser de 200 cm.

Para simplesmente fazer refeições, oferecendo focos pontuais e direcionados, a distância fica entre 70 cm e 100 cm.

Como usar luminárias decorativas na sua casa?

Para destacar objetos, como, por exemplo, uma escultura ou um quadro, você deve investir em uma iluminação direcionada, de preferência com lâmpadas de LED. Para a leitura, a opção é utilizar uma luminária mais flexível que possibilite movimentar em direção ao livro.

É fundamental saber integrar os ambientes para que seja possível fazer uma iluminação funcional e prática. Afinal, a luz pode ser considerada o elemento principal da casa. Para que se crie  um efeito ainda melhor, use dimmers e controle a intensidade da luz.

Para usar luminárias decorativas é necessário ser criativo, diversificar cores e formatos. Outra questão se refere à luminosidade do lustre. O objeto não pode chamar mais atenção do que o restante da decoração.

Entenda a iluminação ideal para cada ambiente

Para designers e decoradores, iluminar um ambiente é um dos itens mais importantes em um projeto de reforma ou construção. Inclusive, empresas têm se especializado no mercado da área da luminotécnica, o que leva em conta a aplicação de luz em um determinado ambiente.

O objetivo é que se crie efeitos que valorizem tanto a área externa quanto interna de uma residência.

Como escolher a luminária

Como o mercado conta com uma grande variedade de luminárias, sempre haverá um tipo para servir em cada ambiente.

Na hora de escolher a luminária é importante destacar que as luzes amarelas esquentam. Não se esqueça de se orientar quanto à temperatura do ambiente.

Leia também:

Entenda como ter um projeto de iluminação

Confira o manual do ar-condicionado quente e frio?

Como construir casas ecológicas?

Também se oriente sobre outras medidas como avaliar o efeito estético que os modelos possam oferecer, além de outras questões como tamanho e custo-benefício.

A preocupação com o visual em uma decoração é grande, mas não se pode esquecer de destacar a questão da funcionalidade de uma luminária. Pensar na finalidade da luminária é tão importante quanto deixar os ambientes mais elegantes.

Defina a posição das luminárias decorativas

Escolha quais pontos da área externa necessitam da presença de luz. Invista em pontos que precisam ser iluminados. Corredores, entradas, garagens, degraus, decks, jardins e  piscinas são algumas áreas que merecem uma atenção maior.

Corredores devem ser iluminados para garantir segurança. Os pontos de iluminação transformam decks e jardins, trazendo estilo para os ambientes.

Escolha luminárias versáteis

A iluminação faz toda diferença na decoração da sua casa. Com ela, torna-se possível criar espaços mais aconchegantes e convidativos, além de trazer conforto para cada cômodo.

Mais versátil. As luminárias de teto podem ser combinadas com a iluminação central dos ambientes e usadas em todos os cômodos.

Quais lâmpadas utilizar nas luminárias decorativas?

Em qualquer ambiente pode ser utilizada uma luminária decorativa. No entanto, embora possam ser indicadas para todos os espaços, as salas de estar e jantar, além de cozinhas com ilhas, são os espaços que mais precisam de seu trabalho.

E há diferentes tonalidades de luz. Por exemplo, podem ser encontrados tons nas cores azul, roxo e rosa, embora seja mais fácil encontrar a amarela, que propicia conforto, principalmente em dias mais frios. O uso de lâmpadas corretas pode trazer a sensação de um ambiente mais quente e acolhedor.

Outro destaque: os formatos de lâmpadas diferenciadas e modelos de filamentos dão mais sofisticação aos ambientes. Mas, é claro, tudo depende do projeto a ser criado pelo arquiteto. Não adianta simplesmente utilizar as lâmpadas decorativas se não houver um bom planejamento de  decoração.

As lâmpadas de destaque podem ser encontradas em diversos formatos, cores e tamanhos. Entenda o estilo que se quer dar ao ambiente para escolher o tipo mais indicado.

luminárias decorativas no quarto

Que tal colocar luminárias decorativas em um ambiente como esse?

Escolha a temperatura de cor ideal

Além de trazer economia energética, a tecnologia LED permite que se altere a cor de seu ambiente. Apenas tome cuidado quanto a aplicações atrás de objetos. É válido utilizar uma fonte menos intensa, evitando, assim, uma desconforto visual.

Pode se adotar um tom neutro para propiciar uma sensação de amplitude, atenção e limpeza aos ambientes. É o tom adequado para escritórios e áreas de casa como cozinha e lavanderia.

Lembre-se de adequar as condições de iluminação às sensações que deseja transparecer em cada ambiente e confira a luz aplicada se combina com seus itens de decoração.

Aposte em lâmpadas econômicas

Boa qualidade é sinônimo da lâmpada LED. Economia de conta de luz, vida útil mais duradoura do que as incandescentes e fluorescentes e ser a peça que faz a diferença em sua decoração são atributos que devem ser levados em conta na hora do investimento.

A capacidade luminosa é impactante. São até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas. Dessa forma, temos uma lâmpada de LED de 10W fornecendo uma luminosidade semelhante à uma incandescente de 100W?

Para utilizarmos com sabedoria a sua potência é fundamental verificamos a equivalência de capacidade luminosa de uma lâmpada. Isso é importante para que você consiga ter o efeito desejado quando colocá-la em ambientes da sua residência. 

Conclusão: Ilumine sua casa com luminárias decorativas

Em um projeto de iluminação é muito importante pensar na luz como elemento decorativo

Converse com um design de interiores para definir que tipo de luminária ou lâmpada deve ser utilizada em cada ambiente. Além de que, com o projeto, o objetivo é deixar o ambiente mais claro para que traga conforto aos olhos.

Para que o projeto seja realizado da maneira correta, é recomendável contratar um profissional da área. Ele vai auxiliar na tarefa da escolha das luminárias e calcular exatamente a quantidade necessária de luz para cada ambiente ao ponto de garantir o conforto necessário.

Faça o projeto de iluminação e realize o cálculo de lâmpadas para que seus ambientes tenham o máximo de performance com luminárias ou painéis LED. Sem dúvida, esse é um dos passos decisivos para começar a decorar sua casa.

A grande diversidade de cores e modelos apresentadas no mercado pode dificultar um pouco a  escolha. Selecione o tipo que melhor se enquadra às suas necessidades e, sobretudo, ao projeto de decoração.

Há uma grande variedade de lâmpadas modernas que podem ser funcionais e econômicas.  As opções são inúmeras: lustres, pendentes, spots, fitas de LED, luminárias articuladas, abajures.

Na hora de decorar uma sala de estar ou de jantar, você pode investir em um lustre. Quando bem utilizado, o lustre  valoriza a decoração e cria um visual todo diferente na sua casa. Sua sala de estar fica ainda mais decorada e destacada.

Para tornar alguns ambientes mais vistosos, faça uso de luminárias pendentes na sala de jantar ou em outros ambientes como, por exemplo, varanda e cozinha em forma de ilha. Com a colocação dessas lâmpadas, o destaque fica ainda mais ressaltado em sua decoração.

Vale mencionar que existem projetos em que a lâmpada decorativa pode ser apresentada de forma isolada e outros em que ela pode se inserir dentro de uma luminária. Isso depende muito do que cada cliente deseja.

Luminárias decorativas trazem requinte e sofisticação em cada cômodo da sua casa. A criatividade e bom gosto fazem com que você possa criar e revelar a sua identidade nos ambientes.

Saiba que o equilíbrio visual consiste em garantir a maior uniformidade possível entre os feixes de luz, de modo que nenhum cômodo da sua casa fique sem iluminação ou iluminado em excesso.

Ter conforto visual é um privilégio para sua saúde. Ainda mais se contarmos as incessantes horas que ficamos em uma jornada de trabalho ou exercendo atividades em residências que demandam tempo em computadores e celulares. Ao utilizar aparelhos eletrônicos por muito tempo, o desgaste visual se torna natural para a sua vista.

Conheça modelos que possam integrar seu projeto de iluminação com luminárias decorativas e confira outras opções que a Elgin conta em seu portfólio. Acesse nosso site e avalie cada modelo, analisando questões como redução energética, sofisticação e requinte. É a iluminação que traz um algo a mais para sua casa.

Lumi Comfort

O modelo é versátil com luz difusa, possui controle de intensidade em 2 estágios – também funciona como lanterna e luminária de emergência, acendendo automaticamente na falta de energia elétrica, ideal para idosos, crianças e mães no período de amamentação.

lumi-confort-frontal-apagada_160

Luminária LED Diamante

Com design diferenciado, a luminária LED traz requinte a seu projeto. Sem materiais nocivos ao meio ambiente, o modelo não emite radiação ultravioleta e infravermelha. A luminária pode economizar mais de 85% de energia.

luminaria diamante

Pendente LED 9W

Luminária pendente indicada para decoração de ambientes que oferece longa durabilidade.

Pendente LED 9W

Filamento LED G200

Modelo com alta durabilidade, oferece uma economia de até 50% de energia, conta com uma potência de 4W, é bivolt e tem temperatura de cor de 2200K.

Filamento_LED_g200_acesa_1000px

Gostou? Confira o nosso blog para ler mais conteúdos como este!