Como ganhar dinheiro com máquina de costura?

Guilherme Neves - 06/02/2020

Ilumine sua casa com luminárias decorativas

Guilherme Neves - 06/02/2020

Dicas para ganhar dinheiro com sorvete expresso

Guilherme Neves - 06/02/2020
shutterstock_775928362
SALA
ganhar dinheiro sorvete expresso

É possível ganhar dinheiro com sorvete expresso? Para você que pretende desenvolver um novo negócio, fazer sorvetes expressos, conhecidos como soft, pode ser uma alternativa lucrativa e agradável. Seja em uma sorveteria ou em quiosques dentro de shoppings, é essencial contar com sua cremosidade e sabor.

Máquinas de sorvete expresso mais modernas tornam possível ter uma produção diversificada com uma grande variedade de sabores e produtos. Sorvetes em casquinha, sundaes com caldas saborizadas, milkshakes, copos com toppings e frozen yogurts são elaborados de forma mais rápida e prática.

E como o procedimento é rápido, a fila, que aparentemente fica extensa em dias de calor, acaba andando de forma muito mais fluida, o que torna a operação eficaz. O trabalho se caracteriza pela rapidez do serviço e atuação da máquina que faz toda diferença.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de sorvete, o que impulsiona ainda mais a busca pelo sorvete expresso. Para a Mintel, empresa global de inteligência de mercado, o surgimento de novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos, deve alavancar o crescimento do mercado para cerca de 81% até 2020.

Afinal, quando chega o verão, nada melhor do que tomar um bom sorvete expresso, tradicionalmente servido em casquinhas crocantes com ou sem cobertura e feitos na hora que o cliente desejar.

Como ganhar dinheiro com sorvete expresso?

Fazer um planejamento é essencial para que o negócio de sorvete se consolide. O objetivo principal só é possível alcançar por meio de avaliações prévias. Analise todos os custos que você terá com aluguel, ingredientes e produtos para servir o sorvete expresso, além do valor de compra e manutenção da máquina.

Ponto comercial

Onde colocar minha máquina de sorvete expresso? Escolher o local de posicionamento é muito importante para que seu negócio seja rentável ou não.

Qual é o melhor ponto para ser colocado: em shoppings, terminais de ônibus, estações de metrô, praças, comércios ou escritórios?

Além dos custos com aluguel, é necessário ter licença da prefeitura para trabalhar, mesmo que seja na rua.

Como funciona uma máquina de sorvete expresso?

A máquina serve porções na hora, de acordo com a demanda do momento. Mas para que o sorvete expresso saia com a textura e sabor ideal, deve-se adicionar uma calda na máquina que você mesmo pode preparar, ou optar por caldas prontas que são encontradas no mercado.

Como é composta a calda? Por leite integral, açúcar refinado e uma mistura em pó que pode ser facilmente adquirida em lojas de suprimentos para sorveterias. A mistura deve ser batida seguindo a receita indicada pelo fornecedor até ficar homogênea e, em seguida, depositada nas cubas da máquina. Após alguns minutos, forma-se um sorvete expresso delicioso para ser servido. É o prazer das tardes de verão!

Outro detalhe da máquina de sorvete expresso é a facilidade em sua manutenção. Os modelos fabricados em aço inox são resistentes e práticos para a limpeza. Há modelos que oferecem degelo e limpeza aquecida, o que proporciona melhor higiene interna.

máquina de sorvete expresso produzindo seu produto.

Invista em uma máquina Elgin para ganhar dinheiro com sorvete expresso

Conheça os custos da máquina

No mundo dos negócios cada vez mais surgem novas oportunidades e desafios. É necessário compreender o cenário econômico e todas suas possibilidades de investimento, para que seja possível tornar o seu negócio de sorvete expresso em algo inovador e empreendedor ou de simples utilidade.

Ao abrir seu negócio, você precisar lidar com custos como aluguel do ponto, folha de pagamento, contas de água e luz. Deve-se levar em conta que quanto mais sorvetes você vender por hora, mais essas despesas serão diluídas ao longo da produção.

Existem máquinas de diferentes portes, desde aquelas com produção baixa para apenas quinze litros por hora, até máquinas de alta produtividade, com capacidade para 60 litros por hora.

Quantas casquinhas por minuto devo servir?  Fique preparado para qualquer eventualidade e sirva sempre com qualidade.

É possível encontrar máquinas com preços diversos no mercado. Nota-se que a escolha depende da qualidade que você deseja agregar ao seu produto e da quantidade de sorvetes servidos por hora.

Caso você tenha uma loja, não será preciso gastar dinheiro com a pia, o freezer e o armário para armazenar os produtos. Do contrário, se você não tiver uma loja montada, pode-se trabalhar em feiras, eventos e food trucks.

Calcule o lucro potencial do sorvete expresso

Além do investimento ser baixo, o lucro do sorvete expresso é proveniente dos seus custos de produção. Em primeiro lugar, você não tem gastos ao contratar uma equipe para a atividade. A máquina é fácil de manusear. Apenas um profissional pode alimentar o equipamento com as matérias-primas e servir os produtos.

E a quantidade de casquinhas produzidas depende diretamente da capacidade da máquina. Isso certamente vai influenciar bastante os seus lucros diários ou mensais.

Siga uma dica importante: busque por modelos que possuam bomba de ar de alta incorporação (acima de 50%), para que seja possível oferecer sorvetes mais macios e cremosos. É a conquista de mais clientes e um maior lucro.

Como o sorvete expresso se trata de um produto simples de servir e prático de consumir, é possível vender um grande volume de unidades em pouco tempo. Assim, em alta temporada, seu negócio tende a ser muito mais lucrativo.

Mas na hora de montar uma sorveteria, há outros fatores em questão. Vamos a eles: um bom ponto de venda, criatividade para atrair mais clientes e um sorvete de alta qualidade.  Entenda como montar uma sorveteria.

Leia também:

Ar-condicionado ou climatizador: o que você precisa nesse verão?

Ar-condicionado não gela: conheça as principais causas

Ar-condicionado portátil é a melhor opção

Como aumentar os lucros na venda?

Para ganhar dinheiro com sorvete expresso, vale seguir as seguintes orientações: aposte na divulgação, ofereça produtos diferenciados, aproveite os dias de mais consumo e invista em um cartão de fidelidade.

Aposte na divulgação

É importante divulgar seu negócio em mídias sociais como Facebook, Instagram e também fazer uso dos meios offline para divulgar materiais de comunicação como panfletos que destacam sua marca, empresa e outros valores do negócio.

Ofereça produtos diferenciados

Certamente o sorvete de massa industrial é o mais vendido em supermercados. Mas um dos diferenciais que seu negócio pode ter é trabalhar com produtos premium para ganhar novos clientes.

Mas o que é um produto premium? Aquele sorvete que tem uma produção focada na sustentabilidade e saúde. Um produto que utiliza matérias-primas de alta qualidade.

Sorvete feito em máquina de sorvete expresso

Sorvete expresso e toda sua cremosidade

Oferecer porções menores podem favorecer o negócio. Principalmente caso se referirem às produções sustentáveis.

Embora possa ser vendido em dois sabores, além de uma opção mista, já é possível encontrar no mercado máquinas de sorvete expresso que permitem produzir açaí, adicionar filetes coloridos e alterar o formato do sorvete. É outra forma de alcançar um público mais diverso para pouco a pouco se tornar fidelizado.

Aproveite os dias mais quentes

Tomar um sorvete expresso no verão é ideal para se refrescar, seja em uma tarde ou à noite. Mas de tão saboroso que é, seu consumo ocorre até mesmo em dias mais frios.

Degustá-lo, seja em uma casquinha ou copinho, é um algo a mais para um passeio familiar ou de um casal. Caiu tanto no gosto popular que sua procura acontece até mesmo durante todo o ano.

Faça um cartão de fidelidade

Ter um programa de recompensa é uma ótima opção para manter os clientes satisfeitos e engajados. Pense em estratégias para aumentar a frequência com que seu cliente prove o sorvete expresso da sua empresa.

Incentive sua equipe a aprender o nome dos clientes mais frequentes. Faça perguntas simples sobre a qualidade do sorvete e a experiência do consumidor na loja. Ofereça um incentivo aos clientes que preencherem a pesquisa, como, por exemplo, uma casquinha grátis.

Importância do feedback é essencial para saber como seu cliente analisa seu negócio. Aplicativos ou site de programas de recompensas são alternativas de grande valia na hora da avaliação por parte dos consumidores.

Criar brindes com identidade visual como bonés, camisetas e chaveiros, além de oferecer descontos em sorvetes, são benefícios que podem ser ofertados em um cenário de promoção.

sorvete expresso que refresca os dias quentes

Ganhar dinheiro com sorvete expresso: uma forma de negócio para o verão

Conclusão: Trabalhar com sorvete expresso pode ser lucrativo e prazeroso 

De acordo com a Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete), o consumo de sorvete por brasileiro é em média 5,44 litros/ano, posicionando o país como o um dos maiores consumidores de sorvete no mundo.

Para ter sucesso no empreendimento você pode contar também com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Trata-se de uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, que possui diversos cursos voltados para microempreendedores.

A participação em cursos e workshops permite que o seu negócio esteja sempre atualizado com relação às tendências do mercado de sorvetes.

Como podemos conferir, é possível ganhar dinheiro com sorvete expresso. A máquina não possui um valor tão alto e o custo de produção é relativamente baixo para um produto  que tem um apreço muito grande, praticamente durante todo o ano.

Conheça o mercado para que seja realizado um planejamento mais assertivo quanto às possibilidades de investimento. Um bom caminho é apostar em franquias para iniciar seu negócio. E leve em conta fatores como: público-alvo, valor do produto, sazonalidade, localidade e tipo do modelo de negócio.

Treinamento. As fabricantes das máquinas oferecem ensinamentos para que você consiga fazer a melhor consistência possível da massa.

Importância da calda. A calda pode ser feita de forma caseira ou adquirida pronta de alguns fabricantes em lojas do segmento. Recomenda-se que a calda seja de boa qualidade para que a tarefa de ganhar dinheiro com sorvete expresso se torne mais fácil.

Outra dica. Escolha a empresa ideal para fornecer o maquinário. Além de oferecer um produto de qualidade, a empresa precisa dar o suporte necessário no pós-venda.

Inove em novas receitas. Ofereça para seus clientes novos sabores com ou sem coberturas. Aposte também em frozen yogurt, milkshake ou sundae. Embora a preparação possa ser um pouco mais trabalhosa, a aceitação do público faz com que a recompensa seja mais do que válida.

Foque no atendimento. Absorva as críticas e sugestões, a fim de melhorar cada vez mais o seu negócio ao ponto de poder proporcionar exatamente a experiência que o cliente deseja.

Busque também por um liquidificador industrial para bater a mistura do sorvete expresso e faça uso de máquinas de sorvete que atendam a sua necessidade.

Há muitas marcas e variedade de modelos no mercado. Os equipamentos são invariavelmente elétricos e podem funcionar em 110 ou 220 volts. Sem dúvida, um dos custos mais importantes para manter o negócio em funcionamento é o consumo de energia, que fica na média de 140 Wh/kg.

A Elgin conta com modelos de máquinas de sorvete expresso que fazem toda diferença no resultado final. Um sorvete cremoso e delicioso para tomar em dias de calor.

Gelatta Soft E1

Certificada pelo INMETRO e com garantia de 12 meses, a máquina de sorvete expresso possui design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas, além de sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro.

Máquina de sorvete expresso da Elgin.

Acompanha também bomba de ar, o que aumenta o rendimento em até 30%, batedor de aço inox, e tem uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Conta ainda com uma cuba de 5,8 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v.

Gelatta Soft E2

A máquina de sorvete expresso tem design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas, além de sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro.

como montar uma sorveteria

Conta com bomba de ar, o que implica em um rendimento de até 30%, batedor de aço inox e possui ainda uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Tem também uma cuba de 7,2 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v). O modelo da Elgin é certificado pelo INMETRO e tem garantia de 12 meses.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog!