Luz de emergência é a segurança necessária para ambientes

Guilherme Neves - 20/03/2020

Como funciona o sistema de compensação de energia fotovoltaica?

Guilherme Neves - 20/03/2020

Aprenda como regular uma máquina de costura

Guilherme Neves - 20/03/2020
escalator-283448_1920
shutterstock_175274429
Woman at a sewing machine

Para que se consiga criar novas peças de roupa ou fazer reaproveitamento de tecidos é fundamental tomar alguns cuidados e aprender como regular uma máquina de costura.

Inclusive para pessoas comuns, costureiras e fábricas de confecção que utilizam uma máquina de costura para aumentar a renda familiar, seja criando novas peças de roupa ou reaproveitando tecidos.

E não é uma tarefa simples saber manejar uma máquina de costura, mesmo que seja adequada para iniciantes. Afinal, trata-se de uma manifestação artística que requer muito talento e criatividade.

A maioria dos problemas que acontecem nas máquinas geralmente são pela falta de manutenção ou pela manutenção precária.

Uma chave de fenda pequena e óleo de máquina de costura são itens para que você faça a manutenção, principalmente, com o auxílio de uma iluminação clara.

Ajustar a altura da barra de agulha também é importante. Geralmente, as máquinas possuem marcas que indicam o local correto da altura da barra, mas caso você não encontre, consulte essa informação no manual da sua máquina.

Confira se o tempo está preciso e veja se os ajustes da agulha e do gancho de transporte melhoraram as configurações da máquina.

Como fazer a manutenção de uma máquina overlock?

Toda manutenção é essencial para o funcionamento de uma máquina de costura. Saber limpar a máquina é dever de todas as costureiras e adeptos da arte de renovar roupas e tecidos.

Mas como deve ser feita a manutenção? Primeiro, deve-se tirar todas as linhas da máquina cuidadosamente, cortando-as quando necessário. Utilize uma pinça (geralmente, a pinça adequada para limpeza vem com a máquinas de costura overlock), pincel e um pano úmido (água ou detergente neutro) para tomar os devidos cuidados com o aparelho.

Deve-se abrir cuidadosamente o overlock retirando com o pincel os retalhos de tecido e a poeira acumulada. Com a pinça, retire a sujeira dos cantos. Em seguida, passe o pano úmido na superfície da máquina.

Caso a sua máquina esteja ociosa há muito tempo, regule-a, colocando um pouco de óleo nos locais indicados. Antes de usar o overlock novamente com peças de roupa, realize testes com retalhos a fim de verificar a limpeza da máquina com o intuito de prevenir eventuais manchas de óleo.

Trabalho de confecção em larga escala.

Para que o trabalho possa ser bem feito é fundamental regular a máquina de costura

Como regular a lançadeira da máquina de costura

A ponta da lançadeira passar no começo da parte de baixo da cava da agulha (na subida da agulha). Você não deve deixar folga entre a agulha e a lançadeira. Deixe uma pequena folga entre o dente (trava da lançadeira) e o encaixe da trava da lançadeira.

Como regular o ponto da máquina de costura

Para que o ponto fique correto, a máquina de costura tem que estar bem regulada, de acordo com o tecido que vai ser costurado. O primeiro detalhe a ser observado é a tensão da linha, que é regulada por meio dos tensores (cada modelo de máquina tem um tipo diferente, mas todos funcionam da mesma forma)

Cada tecido pede uma regulagem diferente. Ter sempre um retalho próximo para testar a costura antes e regular o ponto é mais do que válido E quanto maior o número do ponto, maior a tensão da linha.

Leia também:

Dicas de como cuidar da sua máquina overlock

Máquina de costura portátil: como escolher o modelo ideal

Máquina de costura Elgin: qualidade passada de geração em geração

E o que fazer quando a linha está embolando?

Verifique se a linha da bobina está correndo livremente, sem travar ou enroscar.

Outras dicas de como regular uma máquina de costura

Para garantir que todos os aparatos de sua máquina de costura se mostrem sincronizados, é necessário ajustar o tempo da máquina, já que isso é primordial na criação de pontos iguais no tecido.

O processo de modificação e instalação das partes é particular de cada máquina. Você pode consultar algumas dicas nos manuais da máquina. O ajuste do tempo é igual para quase todas as máquinas.

Outra dica: só desmonte sua máquina quando isso for realmente necessário. Pois em algumas vezes é apenas algum problema com agulha. Veja se agulha não está torta ou mal encaixada e verifique se ela e a espessura da linha são compatíveis com o tecido.

Faça o teste do tempo: para ter certeza se é necessário o ajuste de tempo, analise o alinhamento da agulha e do gancho de transporte.

Retire a placa, a caixa do carretel e a tampa da base e mantenha a agulha com linha.

Lentamente, gire a manivela para que o gancho pegue a linha suavemente. Caso isso não ocorra, é necessário o ajuste do tempo.

E se você constatou que será mesmo necessário o ajuste do tempo, é preciso que a máquina esteja pronta para o trabalho que será feito.

Mas o que fazer quando for necessário o ajuste?

Dependendo do fabricante da sua máquina, você terá que mudar a posição do ponto, e deixando a máquina em uma posição reta. Já em outros casos é possível alterar o ponto para uma posição que faça um zigue-zague aberto.

As máquinas possuem marcas que indicam o local correto da altura da barra, caso você não encontre, pode verificar essa informação no manual da sua máquina.

Cada fabricante ou modelo tem seu ajuste de tempo do gancho, mas geralmente é ajustada a distância entre gancho e agulha.

Confira o resultado do procedimento costurando um retalho. Neste caso, a agulha não deve quebrar, os pontos devem ter um padrão e a máquina não pode pular nenhum deles.

Caso o resultado não seja satisfatório, você pode tentar refazer o procedimento, ou  melhor consulte um profissional para realizar a tarefa.

Como ajustar a tensão em uma máquina de costura?

Ajustar a tensão da máquina é muito importante para garantir a formação de uma costura uniforme e suficientemente resistente que mantém as camadas de tecido juntas.

Sempre ajuste a tensão de acordo com o tipo e o peso do tecido. Para tecidos leves é indicado uma tensão mais baixa e para tecidos mais pesados uma tensão mais alta.

Saiba que todas as máquinas têm um selector de tensão. Geralmente  os números variam de zero(min) a nove (máx).

Não existe um único padrão ou ajuste que funcione sempre para todos os pontos e tecidos.

Porque quando a tensão é excessiva o tecido tende a franzir? Quanto maior o número selecionado, mais pressão é exercida pelos discos tensores sobre a linha e menos linha é disponibilizado para a formação do ponto.

E quando a tensão da linha é muito baixa o ponto fica muito frouxo? Por outro lado quanto menor o número selecionado, menos pressão é exercida pelos discos tensores sobre a linha, e mais linha é disponibilizada para a formação do ponto.

Confira o vídeo da máquina de costura Prátika:

Saiba mais como regular uma máquina de costura

Todo produto precisa de manutenção e maiores cuidados. Como toda a máquina, sua máquina de costura precisa de cuidados para que funcione adequadamente.

Se a sua máquina de costura não estiver sendo utilizada, mantenha-a desconectada da fonte de alimentação retirando o plugue da tomada da parede. O procedimento deve ser feito sempre que você limpar a máquina.

A máquina não pode ser exposta em locais com incidência direta e constante de raios solares. Sob essas circunstâncias a cor do produto pode ser alterada.

A utilização de um filtro de linha e o estabilizador de tensão são recomendáveis, principalmente, para máquinas eletrônicas. Isso ajuda a proteger seu produto contra oscilações bruscas de energia.

Mantenha a máquina sempre limpa e lubrificada. Vale consultar o manual do produto para informações mais detalhadas.

Não deixe a máquina exposta em áreas de alta umidade, com luz solar direta ou com possibilidade de chuva. Quando o assunto é limpeza, o ideal é usar um pano macio com detergente neutro (somente na superfície externa).

Linhas, lubrificação, agulhas e bobinas são itens mais do que presentes em uma manutenção como essa.

Quando nos referimos a linha, fique atento na hora de passá-la em sua máquina. O ideal é sempre utilizar todos os passantes. O grande problema de passar a linha de forma errada é aumentar as chances da linha embolar e os fiapos passarem pelas engrenagens, ao ponto de criar mais chances da linha ficar presa e danificar peças delicadas.

Em relação a lubrificação, há uma recomendação extremamente importante: nunca coloque óleos de cozinha para fazer a lubrificação da sua máquina de costura. Dessa forma, pode travar e endurecer os mecanismos da máquina. É uma etapa de grande importância no processo. Passe o óleo adequado uma vez por semana nos pontos de lubrificação.

Quanto às agulhas, é essencial que sejam trocadas com frequência (entre 8 a 12 horas de trabalho). Trocá-las frequentemente evita com que sua costura apresente pontos falsos, finos e quebrados.

Toda vez que começar a costurar confira as peças da máquina de costura e certifique que a bobina está correta e sem fios soltos. Realize a limpeza da área da bobina toda semana.

Antes de começar a limpeza, o que deve ser feito? Desligue a máquina e posicione a agulha na maior altura possível, girando o volante. Com o pincel de limpeza, limpe os dentes de transporte e em torno da área da bobina.

Máquina de costura que é ideal para confecção.

Como regular uma máquina de costura?

Conclusão: Regular uma máquina de costura é essencial para a produtividade do trabalho

Regular a tensão da máquina, embora inicialmente não pareça, é um processo simples. A limpeza diária exige a monitoração do sistema de uso da máquina. Ela precisa ser seu guia para todas as ações relacionadas a manutenção.

Vale verificar a condição da agulha, o desempenho da bobina e da tensão da linha após cada uma de suas sessões de costura. Lembre-se de cobrir sua máquina para que ela fique segura contra a poeira e outras sujeiras que podem se adentrar nos mecanismos internos do equipamento.

A longo prazo, você precisa avaliar se sua máquina precisa de óleo e quando os componentes do sistema precisarão ser trocados. A regra é investigar seu equipamento após todos os grandes projetos e substituir a agulha mesmo que ela ainda esteja em boas condições.

A máquina precisa de óleo com frequência, embora isso depende da frequência do uso da máquina. A bobina e o tensor da linha são os maiores desafios, eles precisam ser ajustados sempre que você terminar qualquer grande confecção.

A Elgin conta com diversas máquinas que podem ser adequadas para você. Para que a produtividade possa ser melhor faça a limpeza necessária e tome os devidos cuidados.

Contamos com modelos para trabalhos mais simples, com tecidos mais leves, até soluções que requerem maiores precisões.

São máquinas que atendem a necessidade de um iniciante ou de um profissional. Ou seja, modelos para uso doméstico que possuem mais funcionalidades e outros tipos que são destinados para um primeiro contato.

Premium JX-10000

Faz 100 pontos, entre utilitários e decorativos, que podem ser selecionados em seu painel LCD para os mais diversos tipos de costura e aplicações. Conta com uma opção de mesa extensora (vendida separadamente) que possibilita a costura de peças maiores e tubulares.

Máquina de costura para profissional.

Genius Plus JX-4035

Possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Máquina de costura da Elgin para profissional.

Overlock 1000

Sua velocidade é de 1300 pontos por minuto. Faz overlock estreito, largo, fecho plano e bainha enrolada. Conta com passagem de linha ilustrada e identificada por cores e botão de ajuste do comprimento do ponto e faca superior retrátil com ajuste na largura do corte.

Máquina de costura para finalizar um trabalho.

Também conheça os modelos de máquinas industriais e saiba mais sobre suas funções e características:

Galoneira

O modelo possui motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Tem ótimo desempenho em tecidos médios e leves.

GA1089_DD0_frente

Interlock 5 FIOS

O modelo possui motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura, bitola média e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para trabalhar com tecidos pesados como jeans e sarja.

IL1067_DD0_frente

Reta Direct Drive

É o modelo básico de um ateliê de costura. O Motor Direct Drive garante um ótimo desempenho na hora de costurar, sendo mais silencioso, econômico e com o melhor custo-benefício.

RT1045_DD2_CMYK

Overlock  3 FIOS

Ideal para confecção de peças de malharia, o modelo conta, o modelo tem Motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto.

OV1067_DD0_CMYK

Gostou? Confira outros conteúdos no blog como este!