Lâmpada de filamento de carbono: consumo, como usar e dicas de decoração

Caio Alves - 06/09/2019

Como instalar lâmpada de LED: faça você mesmo

Caio Alves - 06/09/2019

Máquina de costura portátil: como escolher o modelo ideal

Caio Alves - 06/09/2019
filamento-de-carbono-decoracao
como instalar lampada led
máquina de costura portátil elgin

Costurar é uma cultura que está presente em grande parte das famílias brasileiras, quem não tem uma avó ou conhece alguém que costura? O que muitos não sabem, é que com uma máquina de costura portátil, qualquer um pode costurar.

A arte de remendar tecidos não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Com treino e dedicação, é possível realizar muitas coisas com uma máquina de costura. 

No geral, as máquinas de costura são divididas em dois segmentos: industriais e domésticas. 

Uma das grandes vantagens da máquina de costura doméstica, é que ela é portátil

O que é uma máquina de costura portátil?

A máquina de costura portátil, ou doméstica, como também é conhecida. Nada mais é do que aquela máquina que encontramos em casas e pequenos ateliês. 

Sendo usada por muitas pessoas para criar artesanatos, reparos e ajustes.

Esse tipo de máquina pode ser transportada facilmente, pois são pequenas e leves. Permitindo que a pessoa use-a em qualquer lugar que desejar. 

Além disso, elas são máquinas compactas, ideais para locais que não possuem tanto espaço e não podem comportar muita “bagunça”.

Máquina de costura doméstica ou industrial? 

As duas máquinas possuem muitas diferenças, enquanto uma é para uso industrial e produção em massa, a outra é para um trabalho mais artesanal e tranquilo. 

As escolha entre as duas depende muito da sua necessidade. Para quem possui uma empresa de confecção, o recomendado é a máquina industrial. Se a necessidade é apenas uma máquina para se ter em casa para pequenas produções, o ideal é a máquina de costura doméstica. 

A grande diferença entre as duas é a velocidade. Enquanto a doméstica faz 1.500 PPM (Pontos por minuto), a industrial faz 5.000 a 9.000 PPM. 

Essa diferença reflete na quantidade de produção realizada pela máquina. Uma costureira que trabalha em uma grande empresa precisa produzir muito mais peças em pouco tempo, do que uma costureira que trabalha em casa. 

Para dar um exemplo mais prático, imagine a máquina industrial como um carro de Fórmula 1 e a máquina doméstica como um carro popular. Um você usa para competições profissionais e outro no dia a dia.

Enquanto uma máquina de costura portátil pode realizar diversos tipos de pontos, alguns modelos de máquinas industriais são especializadas em apenas um tipo de ponto. 

Outra grande diferença entre ambas as máquinas é a resistência. A industrial foi feita para aguentar horas e horas de uso, e durar longos anos. Já a doméstica, pode começar a apresentar problemas caso seja usada em excesso, pois não foi criada para esse tipo de uso. 

Se o seu objetivo é ter uma máquina para realizar reparos, ajustes, artesanatos e fazer pequenas produções, a máquina de costura doméstica é a ideal. Além de menor, ela também é muito leve, por conter plástico em sua estrutura. 

Caso você seja dono de uma empresa de confecção, e possui uma alta demanda, a máquina de costura industrial sem dúvidas é a melhor opção. 

Por conta do seu tamanho, é quase impossível de se ter uma máquina industrial dentro de casa. 

Pontos da máquina de costura portátil

pontos costura

Os pontos são o entrelaçamento entre a linha e o tecido, que é realizado pela agulha e os outros elementos da máquina.

O tipo de ponto é resultado da repetição do ponto em intervalos regulares.

Além do básico, que é unir tecidos, os pontos também possuem outras funções. Como casear, pregar botões, chulear e bordar.  

Algumas máquinas são especializadas em alguns tipos de ponto, como a máquina de costura Elgin Overlock, que é perfeita para realizar o ponto overlock. 

Confira alguns dos pontos da máquina de costura! 

Ponto reto 

Como o próprio nome diz, sua função é realizar costuras retas. Ele é recomendado para fazer alinhavos.

Ponto ziguezague 

Utilizado em apliques, botoeiras e bordados, o ziguezague é um ponto bem simples e é comum entre as costureiras. Para que ele aconteça, é preciso acrescentar largura ao ponto reto. 

Ponto invisível 

Para que os pontos não fiquem muito visíveis, os pontos invisíveis são usados para costurar bainhas. Ele ainda pode ser usado como ponto decorativo. 

Ponto de overlock 

O overlock é um ponto com três ou quatro linhas, é usado para dar uma finalização melhor para às costuras e bordas de tecido. Ele foi desenvolvido para costurar em apenas uma etapa.

Tipos de máquina de costura portátil 

Existem dois tipos de máquinas de costura portátil são divididas entre mecânicas e elétricas. 

Cada uma tem as suas próprias particularidades.

Mecânicas

máquina de costura mecânica

Esse é o modelo mais comum, os pontos podem ser ajustados através de seletores. São ideais para uso frequente e costuras pesadas. 

Na mecânica a escolha dos pontos e seu comprimento, é feita por meio de botões seletores de pontos.

Eletrônica

máquina de costura eletrônica

Na eletrônica, os pontos são selecionados por meio de teclas. Os modelos costumam ter características como start/stop e passador automático de linha dentro da agulha. É recomendada para costuras leves.

Na eletrônica, os pontos e seus comprimentos são selecionados pelas teclas da máquina.  

Como escolher a melhor máquina de costura portátil para você

A máquina de costura ideal depende muito da pessoa e de qual será o objetivo de uso, cada costureira tem as suas próprias necessidades. 

Uma costureira que trabalha criando artesanatos, vai precisar de uma máquina diferente de quem vai fazer roupas. 

Saiba o que levar em conta na hora de decidir a melhor máquina de costura portátil para você!

Necessidade

A primeira pergunta que se deve fazer é: qual o meu objetivo com a máquina de costura? Essa questão deve nortear a sua decisão. 

É importante que o produto atenda a todas as expectativas, sendo importante que a máquina seja compatível com o perfil de trabalho. Seja profissional ou amador. 

Se você é iniciante, por exemplo, procure por uma máquina que se encaixe com as suas habilidades. Um aparelho de alto nível pode tornar seu trabalho um pouco complicado.  

Custo/benefício 

Uma das coisas que mais pesam na hora de decidir, é o investimento. Não é todo mundo que está disposto a gastar uma valor alto em uma máquina de costura portátil. 

E muitas vezes, aquele modelo mais barato, pode não ser o ideal para sua necessidade. Fazendo com o que seu investimento seja desperdiçado. 

Para quem deseja uma máquina que tenha o melhor custo-benefício do mercado, a Elgin Genius é uma uma boa pedida, com diversos modelos para todas as necessidades.

Qualidade e durabilidade

A qualidade é um ítem essencial para qualquer produto, e essa característica varia muito de marca para marca. Algumas vão oferecer produtos frágeis, outras vão oferecer produtos com muita qualidade, e que são duráveis. 

Uma máquina de costura com uma boa durabilidade é o sonho de qualquer costureira. Mas isso não depende apenas da qualidade oferecida pela marca, e sim da forma como cada pessoa usa sua máquina. 

Qualidade e durabilidade são características muito importantes em uma máquina de costura portátil, que podem ser encontradas em marcas consolidadas no mercado, como a Elgin.

Onde encontrar máquinas de costura portátil  

Com mais 65 anos de mercado, a Elgin está presente na casa de milhões de brasileiros. Mais do que isso, a Elgin está presente na mesa de milhares de costureiras. 

Uma das marcas mais conhecidas do mercado nacional quando o assunto é máquina de costura, é sinônimo de qualidade, segurança e tradição.

Na Elgin você encontra diversos modelos de máquina de costura, que podem atender a diferentes tipos de necessidades. 

Acesse o site e confira as máquinas de costura da Elgin. 

Conclusão: a máquina de costura portátil é a ideal para se ter em casa

Escolher uma máquina de costura não é fácil, com tanta opções e tantas características, é difícil de tomar uma decisão. 

Lembre-se que a máquina de costura industrial é indicada apenas para quem possui altas demandas de trabalho, como grandes confecções. A doméstica é a melhor opção para trabalhar em casa ou até mesmo em empresas que não necessitam de tanta agilidade.

Além disso, escolha entre uma máquina eletrônica ou mecânica de acordo com a sua necessidade. Cada uma tem os seus próprios benefícios. 

Quando for escolher uma máquina, leve em consideração a sua necessidade, o custo-benefício do produto, qualidade e a durabilidade. Por isso procure por marcas que tenham tradição em máquinas de costura, como a Elgin. 

Por fim, a máquina de costura portátil é feita para aquelas costureiras que trabalham em casa ou fazem apenas por hobby. Ideal para se usar em locais mais apertados, elas podem atender a maioria das exigências. 

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog!