Iluminação adequada: como fazer para cada ambiente

Caio Alves - 22/08/2019

Vale a pena investir em uma máquina de sorvete?

Caio Alves - 22/08/2019

Como instalar energia solar na sua casa ou empresa

Caio Alves - 22/08/2019
iluminacao-adequeda-dicas-elgin
máquina de sorvete expresso
como instalar energia solar

Com os benefícios da energia solar, muita gente está adotando o sistema como forma de gerar energia. Mas sempre surgem algumas dúvidas, e uma delas é: como instalar o painel de energia solar?

Nos últimos anos o uso da energia proveniente do sol ganhou força no mundo todo, e a expectativa é que apenas cresça. As fontes de energia solar e eólica representarão 34% da geração de eletricidade até 2040, de acordo com a Bloomberg New Energy Outlook 2017.

Optar por ter um painel solar, é optar por economizar dinheiro. Pois a tecnologia é capaz de reduzir em até 95% os custos com energia elétrica

E o que muitos não sabem, é que o Brasil é o país que mais recebe irradiação solar, isso significa que temos capacidade de nos tornar a maior potência de energia solar. 

Outro ponto que torna mais atraente, é que é possível se tornar independente de concessionárias, produzindo sua própria energia. 

Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem os benefícios e as vantagens da energia solar, tornando a tecnologia desvalorizada. 

O funcionamento dos painéis solares não possuem segredos, é uma tecnologia fácil de entender. 

Apesar de ser uma tarefa simples, ela pode se tornar uma dor de cabeça caso não seja feita corretamente. 

Vantagens da energia solar

A energia solar oferece muitas vantagens, seja para empresas ou qualquer pessoa que deseja ter em casa. 

Com a alta na conta de luz, o custo com energia elétrica se tornou um vilão em muitas famílias brasileiras. E a principal vantagem da energia solar é exatamente a economia proporcionada por ela.

E um dos principais fatores para esse tipo de sistema ser muito mais econômico, são os descontos na conta de luz.

Ao gerar energia excedente, o sistema coloca essa energia na rede elétrica, fazendo com que a distribuidora dê um crédito pela “contribuição”. É um sistema em que todos ganham.

A economia pode chegar à até 95%, um número alto e que é fator decisivo para muitas pessoas que estão procurando poupar dinheiro. 

Os painéis solares apresentam também uma ótima durabilidade, podendo ter uma vida útil de até 30 anos. Com a instalação dos painéis, o imóvel ganha uma valorização, uma média de 10%. 

Algumas empresas ainda oferecem longas garantias, tornando os painéis mais vantajosos ainda. Na Elgin, por exemplo, a garantia é de 25 anos de geração de energia e 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Além disso, a manutenção do sistema é mínimo, praticamente não dando trabalho para o proprietário. Em cidades com grande volume de chuva, a manutenção é menor ainda.

paineis solares fotovoltaicos elgin

Energia solar vale a pena no meu caso

Se você mora na cidade, mora no campo ou possui uma empresa, a energia solar vale a pena para você. Todo imóvel, independente de sua finalidade, pode possuir um painel solar fotovoltaico

A energia solar pode ser útil para qualquer pessoa que espera economizar na conta de luz, ajudar o meio ambiente ou simplesmente ter uma fonte extra de energia elétrica. 

Entenda seu consumo mensal de energia

Cada casa tem suas características próprias, os gastos dependem muito do comportamento dos moradores. Quem mora em casa com muita gente sabe que não é nem um pouco barato a conta de energia elétrica. 

A primeira coisa a se fazer para saber se a energia solar vale a pena no seu caso, é

entender o seu consumo mensal de energia. 

Se você tem um custo muito alto, pode ter certeza que os painéis solares serão ideais para a sua casa ou empresa. 

Mudar para o sistema de energia solar irá trazer muitas mudanças, principalmente em relação às despesas, por isso é essencial que se calcule o consumo mensal de energia elétrica. 

Veja quanto é possível economizar com energia solar 

A maior vantagem da energia solar é a economia proporcionada por ela. 

Mas quanto é possível economizar? 

Os painéis solares fotovoltaicos oferecem economia de até 99%. É um valor muito bom, principalmente para quem costuma pagar caro na conta de luz.

Se você está interessado em obter um painel fotovoltaico, acesse a calculadora de energia solar da Elgin e confira quanto você irá economizar em um ano com energia solar!  

Energia solar

Como instalar energia solar passo a passo

como funciona energia solar

No começo pode parecer um complicado, não só a instalação mas todo o funcionamento do sistema dos painéis fotovoltaicos. 

Mas saiba que tudo é muito mais simples do que parece, não precisa ser nenhum especialista para entender como se instala. 

Confira quais os passos necessários e como instalar energia solar na sua casa ou empresa

1. Verifique a incidência de sol

É comum pensar que a energia solar só funciona em dias ensolarados, e isso acontece por conta do próprio nome da tecnologia. 

A realidade é que os painéis fotovoltaicos funcionam até mesmo em dias nublados, pois os raios solares continuam entrando na atmosfera terrestre. 

A maior preocupação é com o grau de incidência solar, pois é ela quem influencia no funcionamento dos painéis fotovoltaicos. 

No Brasil dificilmente existirá o problema com isso, somos o país que mais recebe irradiação solar no mundo, pois estamos próximos à Linha do Equador. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, são mais 3 mil horas de brilho do sol todo ano.

Porém, como é um país grande por extensão existe uma diferença entre algumas regiões. 

O Nordeste é o local mais privilegiado quando o assunto é sol, seguida por Centro-Oeste, Sudeste e Norte, enquanto a região Sul é a que menos recebe por conta de suas condições climáticas. 

2. Faça um orçamento de energia solar

Existem diversos tipos de kits de energia solar, é preciso fazer um orçamento para descobrir qual é o ideal para você e quanto será preciso para investir nos painéis. 

No início o valor do investimento pode assustar, mas entenda que adquirir um painel solar é um grande custo-benefício. 

Principalmente por todas as vantagens oferecidas por ele: economia de até 95% na conta luz, valorização de 10% do imóvel e manutenção mínima

3. Faça o projeto de instalação de energia solar

Esse é o momento de desmembrar todos os passos da instalação dos painéis solares fotovoltaicos. 

Depois do orçamento, é essencial fazer um bom projeto. Ele vai definir o prazo para a finalização dos trabalhos e como o orçamento será gasto. 

Um dos passos mais importante é a aprovação do projeto junto à concessionária da região em que sua residência ou empresa está. 

4. Escolha os melhores painéis solares

Para um bom funcionamento dos painéis solares fotovoltaicos, é importante escolher os melhores. 

Por isso, pesquise muito bem antes de tomar uma decisão. 

O que considerar na escolha

Antes de comprar é preciso considerar alguns pontos, dessa forma aumentando as chances de tomar a melhor decisão.

Para uma maior segurança, é importante se atentar a garantia oferecida pela marca escolhida. Uma vez que os painéis, em raras exceções podem apresentar defeitos, e a garantia pode ser essencial para resolver os problemas. 

Além disso, é importante se atentar a marca dos painéis fotovoltaicos, pois ela vai influenciar diretamente na qualidade do produto e na segurança. 

Onde encontrar os melhores produtos de energia solar

Para comprar um produto seguro e de confiança, é preciso procurar uma empresa consolidada e que tenha experiência no assunto.

Na Elgin, você encontra os melhores kits de energia solar, de acordo com a sua necessidade. Conte ainda com uma garantia de 25 anos para geração de energia e 10 anos contra defeitos de fabricação. 

E ainda conte com suporte técnico e garantia em toda a vida útil dos equipamentos, através do serviço de atendimento ao cliente Elgin.

5. Contrate um profissional especializado

É importante que o painel de energia solar seja instalado corretamente para que tenha um bom funcionamento, e sem nenhum problema. 

Para isso, é necessário procurar por profissionais que sejam especializados em energia solar. 

A Elgin trabalha com uma rede de integradores credenciados, treinados e autorizados para realizar a instalação e manutenção. 

Como fazer a manutenção do sistema de energia solar

manutenção painel solar

Os painéis solares costumam ter uma baixa manutenção, sendo o único trabalho a limpeza do mesmo. Em cidades grandes como São Paulo, é mais comum encontrar painéis empoeirados por conta da poluição.

Em casos como esse, é recomendado que seja feita uma limpeza anualmente, que pode ser realizada pelo proprietário. Usando principalmente água e algo para esfregar a sujeira. 

Em locais com alta frequência de chuva, uma limpeza por ano já é o suficiente. Cidades mais secas, com poucas chuvas no ano, o ideal é que seja realizada pelo menos quatro limpezas. 

O recomendado é que seja feita por um especialista, já que dependendo da estrutura pode ser uma atividade arriscada.

E uma das vantagens da energia solar é exatamente essa: a facilidade de manutenção. Para quem mora em cidades chuvosas, o serviço é praticamente terceirizado pelo clima. 

Claro que há exceções, é preciso realizar algumas manutenções preventivas e preditivas, para que não se tornem um problema maior. 

Conclusão: energia solar oferece muitos benefícios e instalação fácil

Com todas as vantagens de energia solar, não restam dúvidas de que a aquisição de um painel fotovoltaico pode ser muito benéfico, para as economias de muitas famílias, de empresas e também para o meio ambiente

Apesar de parecer complexo, a instalação da energia solar é um processo simples. Mesmo assim, é preciso que o projeto seja feito por um profissional especializado da área, para que tudo seja instalado sem erros. 

Procure por uma empresa que ofereça painéis de qualidade, garantia e segurança. Esses detalhes podem ser cruciais para a sua experiência com a energia solar. 

Gostou do artigo? Confira o nosso blog e aprenda mais sobre energia solar!