Cuidado com a saúde durante o outono

Caio Alves - 22/05/2019

Ar condicionado inverter: tudo o que você precisa saber

Caio Alves - 22/05/2019

Energia solar vantagens e desvantagens: descubra se vale a pena

Caio Alves - 22/05/2019
CAPA_OK
ar-condicionado-eco-inverter-elgin-min
Energia solar

Para falar sobre energia solar vantagens e desvantagens, primeiro você precisa saber que o Brasil tem uma grande vantagem quando o assunto é esse: somos o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo!

De acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar, são mais de 3 mil horas de brilho do sol durante todo o ano! Isso significa que recebemos uma incidência solar diária de até 6.300 Wh/m².

A tendência é que o uso da energia solar e de outras formas cresçam no futuro. Segundo o relatório New Energy Outlook de 2017, produzido anualmente pela Bloomberg New Energy Finance, as fontes eólicas e solar representarão 34% da geração de eletricidade até 2040.

Com um potencial gigantesco, e de fácil aquisição, entender as vantagens e desvantagens da energia solar é a melhor opção para quem deseja produzir sua própria energia elétrica e se tornar independente de concessionárias de energia.

Mas por que nós não utilizamos a utilizamos mais se temos tanto potencial? O principal fator é o desconhecimento das vantagens e desvantagens que a energia solar oferece.

Vantagens da energia solar

A energia solar é uma fonte limpa e renovável de energia. Isso significa que o impacto ambiental reduzido é uma das principais vantagens da energia solar, se considerarmos o cenário atual de desequilíbrio do planeta. Porém, os benefícios da energia solar não param por aí. Conheça outras vantagens: 

Vantagem 1: energia solar é mais econômica

Economizar dinheiro nunca é fácil, principalmente em itens básicos como energia elétrica e água. Hoje, uma das contas mais caras que pagamos é a de luz.

Nos últimos meses, foi anunciado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) um aumento na taxa extra de até 50% no valor, um reajuste na bandeira amarela e na bandeira vermelha.  Ou seja, a energia elétrica vai ficar mais cara!

Milhares de casas no Brasil já contam com equipamentos solares, e a tendência é que o número aumente cada vez mais, porque uma das principais vantagens da energia solar é ser bem mais econômica.

Um dos principais fatores para esse tipo de sistema ser muito mais econômico, são os descontos na conta de luz.

Ao gerar energia excedente, o sistema coloca essa energia na rede elétrica, fazendo com que a distribuidora dê um crédito pela “contribuição”. É um sistema em que todos ganham.

A economia pode chegar à até 99%, um número alto e que é fator decisivo para muitas pessoas que estão procurando poupar dinheiro.

Além disso, em alguns lugares do Brasil existem incentivos fiscais para quem opta por utilizar essa fonte de energia.

Por exemplo, em Palmas, no Tocantins, a prefeitura desconta até 80% do IPTU para quem utiliza um sistema de energia solar.

Apesar do seu valor de compra e instalação, a energia solar ainda continua sendo uma das melhores formas de poupar seu dinheiro, já que a médio e longo prazo esse valor será recuperado.

Vantagem 2: A energia solar é limpa e renovável

O mundo descobriu por meio de más experiências que algumas fontes de energia como o combustível fóssil, gás e a energia nuclear não são boas opções, pois além de oferecerem riscos a nossa saúde, elas também são prejudiciais para o meio ambiente.

Com a preocupação dos efeitos dessas fontes no clima e na vida selvagem, o incentivo a fontes de energias limpas e renováveis se tornou pauta dos principais países do mundo, vide o Acordo Climático de Paris de 2015, do qual o Brasil também faz parte.

É da necessidade de um mundo mais limpo, que faz crescer a importância da energia solar. A longo prazo, a fonte proveniente do Sol terá um papel importante na construção de um mundo mais verde.

Vantagem 3: A manutenção dos painéis solares é baixa

Uma grande vantagem dos painéis solares é que eles costumam ter uma baixa manutenção, sendo o único trabalho a limpeza dos mesmos. Em cidades grandes como São Paulo, é mais comum encontrar painéis empoeirados por conta da poluição.

Em casos como esse, é recomendado que seja feita uma limpeza anualmente feita por um especialista, já que é uma atividade arriscada.

Mas a boa notícia é que cidades com um alto índice de chuva, não necessitam de limpeza anual! Sim, a chuva exerce o papel de limpar os painéis, o que torna a manutenção barata e conta mais uma vantagem da energia solar. 

Vantagem 4: Energia solar chega em locais remotos

Por ser um país continental, existem muitas cidades isoladas no Brasil, tornando a vida dos habitantes desses municípios muito complicada. E muitas vezes diversos serviços não chegam a tais lugares, até mesmo a rede elétrica.

A energia solar tem a vantagem de poder ser instalada em praticamente qualquer lugar e acaba se tornando a melhor opção para quem vive na situação descrita acima. Com ela, é possível produzir e armazenar a própria energia elétrica, sem depender da distribuição de empresas.

 

Instalação de painéis solares Elgin

A instalação dos painéis solares deve ser feita por profissionais especializados.

Desvantagens da energia solar

Apesar das ótimas vantagens da energia solar, também deve se levar em conta os pontos negativos e as desvantagens da energia solar antes de tomar a sua decisão definitiva. Confira alguns motivos pelos quais essa fonte de energia limpa pode não ser a melhor opção no seu caso:

Desvantagem 1: A variação do clima afeta a produção de energia solar

O clima é um fator primordial na geração de energia, e muita gente pensa que a energia solar só capta luz em dias de sol, mas não é verdade. Em dias nublados e de chuva também é possível, porém, em menor quantidade do que em um dia ensolarado.

Cidades do Sul e do Sudeste costumam encontrar essa desvantagem da mudança de clima, mas quanto mais para o Nordeste, mais perto da linha do Equador, quase não muda a variação climática.

Não chega a ser uma grande desvantagem da energia solar, mas é bom conhecer alguns dos empecilhos que podem aparecer no caminho.

Desvantagem 2: O armazenamento da energia solar é mais difícil

Quando comparada a outros tipos de energia, como o petróleo, carvão, nuclear e hidrelétrica, a energia solar tem a desvantagem de difícil armazenamento.

Isso porque existem dois tipos de armazenagem para painéis fotovoltaicos, o off grid e on grid.

O off grid é recomendado para quem mora mais afastado dos grandes centros e muitas vezes tem dificuldade com o acesso à rede elétrica, então o proprietário consegue armazenar sua própria energia gerada.

No on grid, o painel solar é conectado à rede elétrica, então todo o excedente gerado volta para a rede elétrica e a distribuidora dá um crédito para a residência. Porém, como já vimos anteriormente, essa é uma das vantagens da energia solar para o seu bolso!

Desvantagem 3: A eficiência dos painéis fotovoltaicos ainda não é ótima

A eficiência de geração energética é o quanto em percentual um sistema consegue converter da fonte de energia em energia elétrica.

No caso dos painéis solares fotovoltaicos, o rendimento é de apenas 25% e isso é uma desvantagem da energia solar. Com os investimentos previstos nessa tecnologia, a eficiência irá aumentar nos próximos anos.

Desvantagem 4: O custo de instalação da energia solar pode ser alto
Dependendo da sua região e da oferta de energia solar existente, a instalação dos painéis fotovoltaicos pode sair um pouco cara, contabilizando uma desvantagem da energia solar em relação à fonte tradicional (via distribuidoras). Porém, esse custo inicial tem grande probabilidade de ser compensado após alguns tempo de utilização. 

Investir em um Kit de Energia Solar de boa qualidade é essencial para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do seu sistema fotovoltaico. Como a manutenção é baixa, o investimento inicial vale a pena.

Painéis Solares Fotovoltaicos da Elgin

Painéis Solares na fábrica da Elgin em Mogi das Cruzes

 

Mas afinal, o que é energia solar?

Energia solar é a energia que é proveniente da luz do Sol, pode ser captada de duas formas: através do calor, que é chamada de energia solar térmica, e da luz, que é chamada de energia solar fotovoltaica.

A energia solar térmica capta o calor do Sol e a utiliza para aquecer água e gás, por exemplo. Para produzir a energia, o sistema funciona baseado na condução de calor. Este sistema conta com um coletor solar que capta o calor, e um reservatório isolado termicamente, onde fica o gás ou água pronto para aquecimento.

Já a energia solar fotovoltaica produz por meio da luz solar. Para transformar luz em energia, utiliza-se células fotovoltaicas. Quando a luz reflete em uma célula fotovoltaica, os elétrons do semicondutor são ativados, gerando uma atividade de movimento, que gera a energia solar.

Resumindo a diferença: a energia solar térmica é uma opção para quem busca aquecer a água do chuveiro sem o uso da rede elétrica. A fotovoltaica é para quem deseja utilizar a energia solar em toda a parte elétrica da casa, ou seja, sem depender de concessionárias de energia elétrica.

Uma curiosidade: toda forma de energia que conhecemos é gerada pela energia solar, não de forma direta como os painéis fotovoltaicos, mas sim indiretamente. Por exemplo, é a energia solar que altera o estado físico da água, ajudando a gerar força nas hidrelétricas.

Dados interessantes sobre a energia solar

Você sabia que a energia solar é a única fonte de energia que pode ser considerada inesgotável? Isso porque o Sol é uma fonte infinita.

Nós somos um dos países com um dos maiores potenciais energéticos do mundo, e infelizmente não sabemos aproveitar toda essa capacidade.

Para se ter uma ideia, apenas 0,8% de toda a energia consumida no país é proveniente da luz solar. Enquanto países como China e Alemanha, têm 9% e 13,6%, respectivamente.

Uma dado interessante, é que a região de maior potencial da Alemanha recebe 40% menos irradiação solar do que o Brasil, e mesmo assim, eles são campeões no uso dessa tecnologia.

A expectativa é que a energia solar tenha a maior capacidade de geração de energia até 2040, como mostra o gráfico da Bloomberg NEF 2017:

 

potencial futuro da energia solar

Gráfico 1: BloombergNEF sobre a capacidade de geração de energia por tipo de tecnologia

 

Vale a pena investir em energia solar?

Depois de todas as informações lidas, fica claro que as vantagens se sobressaem sobre as desvantagens. É tudo uma questão de necessidade, mas vale a pena sim investir em energia solar. O futuro e os dados mostrados apontam para isso

Principalmente se você tem uma reserva disponível e pensa em adquirir um produto que vai ajudar o meio ambiente e ainda vai poupar o seu dinheiro.

Estrutura necessária para energia solar fotovoltaica

Para ter um painel fotovoltaico em sua residência, primeiro é necessário decidir se você terá um sistema on grid ou off grid. Para o sistema on grid é necessário uma estrutura composta por:

  • Bloco gerador: painéis fotovoltaicos, cabos e estrutura de suporte;
  • Bloco de condicionamento de potência: inversores de tensão

No sistema de off grid, essa é a estrutura:

  • Bloco gerado: painéis fotovoltaicos, cabos e estrutura de suporte;
  • Bloco de condicionamento de potência: conversores, inversores de tensão, retificadores, seguidor de ponto de potência máxima, diodos de bloqueio e de passagem e controladores de carga;
  • Bloco de armazenamento: composto por baterias.

Para dar o pontapé inicial e começar a produzir a própria energia elétrica, essa é a estrutura que é necessária.

Como instalar energia solar residencial

É preciso muito cuidado na hora de instalar sistemas mais complexos, pois geralmente eles possuem um alto grau de dificuldade de instalação, além disso oferece um grande risco à vida.

Para instalar um painel solar fotovoltaico, é importante que se tenha o suporte de uma empresa ou profissional especializado, para que não ocorra durante a instalação e tudo saia como o esperado.

Onde encontrar os melhores produtos de energia solar

Para comprar um produto seguro e de confiança, é preciso procurar uma empresa consolidada e que tenha experiência no assunto.

Na Elgin, você encontra profissionais qualificados prontos para te atender e te oferecer o Kit de Energia Solar Fotovoltaico ideal para a sua necessidade.

Conclusão: a energia solar é o futuro

Segundo a Bloomberg New Energy Finance 2017, as energias zero carbono serão 86% do investimento em energia até 2040. 

 

Investimento em energia solar vs outras fontes de energia

Gráfico 2: BloombergNEF sobre investimento em fontes de energia

 

Como é possível perceber no gráfico acima, o investimento em energia solar até 2040 será de $2.8 trilhões de dólares.

Não é novidade para ninguém que o mundo está enfrentando problemas ambientais, o futuro depende de mais energias sustentáveis e renováveis, por isso cada vez mais veremos esse sistema ganhando mais espaço no Brasil e no mundo.

A energia solar fotovoltaica é a melhor opção para quem quer ser tornar independente das concessionárias, e começar a produzir sua própria energia. Além disso, a energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativa para economizar, é um investimento seguro para obter uma boa economia financeira.

Se você está interessado em obter um painel fotovoltaico, mas ainda está em dúvida. Acesse nossa calculadora de energia solar e confira quanto você irá economizar em um ano com energia solar!

 

Calculadora de investimento em energia solar

 

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e fique de olho em nosso blog para mais conteúdos sobre o assunto!